segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

MITRADATES I (58 – 106)

Mitridates (também conhecido como Mihrdat) foi rei da Ibéria cujo reinado é corroborado por material epigráfico, porém cuja identificação por outras fontes é duvidosa e controversa. Filho mais novo do rei Farasmanes I, seu reinado ocorreu entre os anos de 58 e 106 da era cristã segundo o historiador Cyril Toumanoff.  Duas inscrições na antiga cidadela de Armazi, ao noroeste de Mtskheta, uma bilígue em aramaico e grego, e a outra em grego o mencionam. A primeira identifica Mitridates (Mihrdat) como o filho do Grande Rei Farsamanes (Parsman), aparentemente o Farasmanes da Ibéria citado nos Anais de Tácito. A inscrição em grego fala de Mitridates como "o amigo dos Césares" e o "rei dos iberos que amam os romanos". Também relata que o imperador romano Vespasiano fortificou Armazi para o rei ibérico em 75.
File:Armazi Citadel ruins, Georgia.jpg
Ruínas da cidadela de Armazi
Mitridates é ignorado pelas crônicas georgianas medievais, que em vez dele, relatam o governo conjunto (diarquia) de Kartam (Kardzam) e Bartom (Bratman) tempo em que, quando da destruição de Jerusalém pelos romanos em 70, vagas de judeus refugiaram-se na Ibéria. Isso teria acontecido também nos dias de seus filhos – Parsman e Kaos – e netos – Azork e Armazel. Vários pesquisadores modernos, tais como Cyril Toumanoff, consideram a diarquia ibérica uma lenda e uma memória deformada do histórico reinado de Mitridates I. Alguns estudiosos identificam Azorki e Armazel não como reis, mas como lugares. "Azork" seria o nome de um local do período de Mitridates e "Armazel" um epíteto territorial significando em georgiano "de Armazi." Há outra inscrição grega encontrada em Roma: um epitáfio de Amazaspo, que é nomeado como irmão do rei Mitridates da Ibéria. A inscrição registra a morte de Amazaspo em Nisibis, quando acompanhava o imperador Trajano em sua campanha contra os partos em 114-117.
Reconstrução da cidadela de Armazi
Alguns acadêmicos modernos identificam Mitridates com um certo rei Flávio Dades, conhecido a partir de uma única inscrição grega em um grande prato de prata encontrado em Armazi. O prato era parte do inventário de um rico sepultamento romano conhecido como "o sepulcro de Bersoumas ". Bersoumas seria um alto dignitário romano a quem, dizem as inscrições, esta peça foi dada pelo rei Flávio Dades. Não existe menção na tradição escrita da Geórgia medieval a tal rei Flávio Dades parecendo apenas um nome romano atestado na casa real ibérica, evidentemente, indicando a concessão de cidadania romana. De qualquer forma Mitridrates I parece ter sido um rei ibero aliado dos romanos em cujo reinado judeus fugidos de sua destruída capital penetraram no reino da Ibéria levando a semente da crença no Deus único. Embora o lugar de Mitrídates I na cronologia dos reis da Ibéria seja controverso, ele foi sucedido no governo por seu filho Amazaspo I.

FONTES:
http://en.wikipedia.org/wiki/Mithridates_I_of_Iberia
http://fr.wikipedia.org/wiki/Mihrdat_Ier_d%27Ib%C3%A9rie
http://www.twcenter.net/forums/showthread.php?570981-Kingdom-of-Kartli-(-Caucasian-Iberia-)
http://en.wikipedia.org/wiki/Armazi

Nenhum comentário: