segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

FARASMANES V (547-561)

Farasmanes V nome latinizado de Parsman V (em georgiano ფარსმან V) foi filho e sucessor Bakur II, citado brevemente pelas Crônicas georgianas medievais. Reinou 14 anos (547-561) durante os quais morreu os catholicoi (patriarcas) Samuel e Thawphetchag que foram sucedidos por Tchirmag. As Crônicas acrescentam que até esse tempo os sucessores de Vakhtang (447-522) reinaram em paz e os filhos do mthavar (arquiduque) Mirdat  obedeceram aos filhos de Dachi (522-534), primogênito do rei  Vakhtang.  Evidentemente refere-se aos descendentes de Leo e Mihrdat, filhos de Vakhtang   que deram origem ao principado de Javakheti. 
View of the Samtskhe-Javakheti Region. Photo: Justin Cruanes
Região de Javakheti
Farasmanes V herda o reino sob a vassalagem dos persas sassânidas como resultado da Guerra Ibérica (526-532) onde o Império Bizantino reconheceu a suserania persa sobre a Ibéria. Os bizantinos estavam restringidos por ataques de seus inimigos ocidentais e não poderiam ajudar aos iberos a resistir à dominação dos persas. Após oito anos de trégua, bizantinos e persas voltam a se enfrentar na Guerra de Lazica (541-562).  O status de vassalagem da Ibéria não se alterou. As crônicas georgianas registram uma invasão dos ossetas (alanos) que devastaram o país e relatam que Farasmanes V pede proteção ao xá persa em troca de tributos bem como permissão para o seu povo professar a religião cristã. O rei persa acorda preservar as igrejas em troca do compromisso de vassalagem de Farasmanes V.
Ficheiro:Lazica in Late Antiquity.svg
A Ibéria durante a Guerra de Lazica
As Crônicas concluem que a partir deste momento, a família "Vakhtang" divide-se: os filhos de Dachi serão favoráveis aos persas enquanto a linhagem de Mirdat aos bizantinos. É uma tentativa de explicar a autonomia do principado de Javakheti em relação a Ibéria dominada pelos persas.
Foi sucedido pelo seu sobrinho Farasmanes VI.

FONTES:

Nenhum comentário: