segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

BAKUR III (?-580)

Bakur III (em georgiano ბაკურ III e conhecido na forma latinizada Bacurius) foi o último rei da dinastia Cosróida da Ibéria e o último rei da Ibéria em sua unidade e continuidade original antes da abolição da monarquia pelo xá da Pérsia (Império Sassânida). Bakur III sucedeu seu pai,  Frasmanes VI. A data da sua ascensão ao trono é desconhecida, mas governou como contemporâneo de Hormizd IV(578-590) xá persa do Irã. As Crônicas georgianas dão lhe um reinado de treze anos e o descreve como "um bom cristão e um construtor igrejas" e afirma que multiplicou sacerdotes no seu reino. A autoridade de Bakur foi um muito limitada e estendeu-se pouco além da sua fortaleza em Ujarma enquanto a capital Tbilisi e a Ibéria Interior (Shida Kartli) foi governada diretamente pelo Sassânidas. 
Picture
ruínas da fortaleza de Ujarma
Quando ele morreu em 580, Hormizd IV aproveitou a oportunidade para abolir a realeza na Ibéria sem resistência dos nobres a princípio. A Ibéria torna-se efetivamente uma província persa governada por um marzpan (governador). Bakur III deixou um filho, Adarnase, conhecido como Adarnase I da Ibéria, que era éristhav de Kakheti. Em algum momento entre 637 e 642, Adarnase ajudou o exército bizantino em sua luta contra os persas e foi feito príncipe da Ibéria pelo imperador Heráclio.
Arquivo: Adarnase orando antes de Jesus Cristo - Jvari Mosteiro bas relief.JPG
Revelo do século VII retratando Adarnase orando diante de Jesus Cristo
Um ramo da família real descendente de Vakhtang Gorgasali (447-522) por meio de seu filho Leo continuou no principado de Javakheti. Guaram I, filho de Leo, que já exercia forte atividade anti-persa antes da queda da Ibéria, vai ser nomeado curopalates (príncipe vassalo) do Império Bizantino pelo imperador Maurício. O curopalato da Ibéria vai prosseguir sob os bizantinos, persas e árabes e junto com outros povos dará origem a reinos que posteriormente formarão a Geórgia.
O reino da Ibéria e o curopalato da Ibéria



Nenhum comentário: